Digital First

O Projeto

“O ensino da informática nas escolas é essencial para dotar cada cidadão dos conhecimentos necessários para participar, influenciar e contribuir para o desenvolvimento do mundo digital. Ao aprenderem esta disciplina, os alunos podem navegar na Internet de forma segura e crítica e contribuir para uma infosfera em expansão, composta por cada vez mais algoritmos que podem ser tendenciosos ou por informação que pode ser falha ou incompleta.

DIGITAL FIRST – A tecnologia digital como primeira língua: Informática para nativos digitais é um projeto pioneiro que visa moldar o futuro do ensino da informática nas escolas primárias e secundárias em toda a Europa, adaptando-o às necessidades das crianças de hoje — os nativos digitais, que nasceram num mundo digital e chegam à escola já com um certo nível de competências digitais.

O DIGITAL FIRST defende uma mudança na abordagem tradicional do ensino da informática, que se baseia em linguagens de programação e conhecimentos técnicos, para uma abordagem pedagógica inovadora focada no pensamento computacional, ajudando os alunos a aprender a resolver desafios da vida real. Esta mudança no ensino incentivará a nova geração a ser ‘criadora ativa’ do mundo digital, em vez de ‘mera consumidora passiva’.

O projeto teve início em 1 de dezembro de 2023 e terminará a 30 de novembro de 2026.”

Objetivos

Os parceiros do projeto trabalham em conjunto para alcançar os seguintes objetivos:

Compreender a teoria e a prática do ensino da informática nas escolas primárias e secundárias na Europa, através de investigação e recolha de dados.

Desenvolver e testar abordagens pedagógicas inovadoras para o ensino da informática, com pilotos a serem implementados na Bulgária, Croácia, Chipre, Finlândia, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Eslovénia e Espanha.

Definir um catálogo de competências para professores de informática.

Criar uma rede de apoio a professores de informática.

Envolver todas as partes interessadas na construção do futuro do ensino da informática, através dos clubes de diálogo do projeto, a serem organizados em cada país participante.

 

Atividades

O projeto Digital First engloba uma diversidade de tarefas destinadas a transformar profundamente o ensino da informática na Europa.

Em primeiro lugar, será realizada uma investigação e análise extensa para compreender o panorama atual do ensino da informática nas escolas europeias. Este processo envolve a avaliação das práticas e metodologias existentes, com o objetivo de identificar áreas que necessitam de melhoria e inovação.

Com base nesta investigação, o projeto centrar-se-á no desenvolvimento e implementação de métodos de ensino inovadores em informática. Estes métodos serão concebidos para envolver os alunos de forma eficaz e enfatizar a aplicação prática, dotando os estudantes das competências digitais essenciais para o mundo moderno.

Além disso, o projeto dá uma ênfase significativa à definição das competências necessárias para os professores de informática. Ao estabelecer diretrizes e padrões claros, os educadores estarão melhor preparados para proporcionar um ensino de informática de alta qualidade aos seus alunos.

O projeto também valoriza as experiências de aprendizagem prática, através de programas-piloto em escolas selecionadas. Estes programas incluirão a criação de materiais didáticos, a formação de professores e a avaliação de resultados, com o objetivo de refinar e melhorar as práticas de ensino.

Por fim, com base nas informações obtidas através da análise de dados de aprendizagem (learning analytics), o projeto pretende orientar as práticas de ensino e acompanhar o progresso dos alunos de forma eficaz. Ao aproveitar os insights baseados em dados, os educadores poderão adaptar as suas abordagens para melhor responder às necessidades dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais envolvente.

Impacto

O projeto irá reforçar os conhecimentos e competências dos professores de informática na integração desta disciplina no ensino primário e secundário, promovendo a utilização ativa e segura das tecnologias digitais entre os seus alunos.

Os resultados do projeto e os dados recolhidos contribuirão também para a melhoria das políticas nacionais e das diretrizes a nível da UE, com o objetivo de moldar o futuro da educação digital.