Bem-vindo ao MOOC ContinueUP!
Estamos entusiasmados por te ter nesta empolgante jornada de aprendizagem digital e crescimento profissional. Este curso, Capacitação de docentes como aprendentes digitais ao longo da vida, foi concebido para te apoiar na navegação pelo mundo digital atual com confiança e facilidade.
MOOC – Em Português na NAU
Capacitação de docentes como aprendentes digitais ao longo da vida
Ao longo deste MOOC, vais explorar formas práticas de melhorar o teu ensino através de ferramentas digitais, conectar-te com outros professores e desenvolver competências que te permitirão prosperar na era digital.
Início do MOOC a 3 de Março de 2025


MOOC – Em Inglês na European Schoolnet
Capacitação de docentes como aprendentes digitais ao longo da vida
Ao longo deste MOOC, vais explorar formas práticas de melhorar o teu ensino através de ferramentas digitais, conectar-te com outros professores e desenvolver competências que te permitirão prosperar na era digital.
Inicio do MOOC a 5 de Maio de 2025


Sobre o MOOC
Enquanto professores, vemo-nos muitas vezes sobrecarregados com o ritmo acelerado do mundo digital e os seus impactos nas nossas escolas. Surgem diariamente novas ferramentas e tecnologias, o que torna difícil mantermo-nos atualizados e sabermos utilizar estas tecnologias de forma eficaz no nosso trabalho docente. Não é o(a) único(a) educador(a) que sente insegurança quando procura orientar-se neste contexto!
O MOOC ContinueUP “Capacitar os docentes como aprendentes digitais ao longo da vida na escola” contribui para resolver esta dificuldade! O curso destina-se a capacitá-lo(a) como aprendente digital ao longo da vida, ajudando-o(a) a criar confiança na utilização da tecnologia para melhorar as suas práticas profissionais como docente. Neste curso, guiá-lo(a)-emos através dos fundamentos da utilização das tecnologias digitais para a aprendizagem ao longo da vida e para moldar a sua escola.
Os resultados de aprendizagem do curso refletem uma proficiência de nível B1 em competência digital, tal como definido no Quadro Europeu de Competência Digital dos Educadores e na ferramenta SELFIE for TEACHERS.
Junte-se a nós e estabeleça ligações com outros educadores, igualmente interessados em inovar e desenvolver-se, e descubra como pode transformar o seu trabalho e a sua aprendizagem profissional com a ajuda da tecnologia.
Pode seguir o curso ao seu próprio ritmo. No início de cada semana, lançaremos um módulo, havendo apenas alguns prazos a que tem de prestar atenção (relativos à atividade final). uas novas competências de forma significativa.
◾ Objetivos de aprendizagem
- Após concluir o MOOC, será capaz de:
- moldar a sua escola como uma comunidade de aprendizagem com a ajuda das tecnologias digitais
- refletir sobre o conceito de escola como instituição de aprendizagem na era digital
- utilizar as tecnologias digitais de acordo com as necessidades de comunicação da sua escola
- utilizar as tecnologias digitais para a colaboração profissional com colegas e outras partes interessadas da escola
- refletir e debater a sua própria prática pedagógica digital e a da sua comunidade educativa
- utilizar as tecnologias digitais para contribuir de forma positiva e ética para o mundo digital
- aplicar práticas digitais seguras e responsáveis na utilização das tecnologias digitais na sua escola
◾ Público alvo
O público-alvo principal consiste em professores do ensino primário e secundário que exercem atualmente atividade numa escola. Não é necessário qualquer nível de experiência específico, embora seja vantajoso possuir um nível básico de proficiência na utilização de ferramentas digitais.
Módulos
Módulo Preliminar
No módulo preliminar, os participantes ficam a saber como funciona o curso, o que abrange, bem como a lógica e narrativa do curso.
Módulo 1 – Vida Digital na Escola
Neste módulo, os participantes ficam a saber como melhorar a sua presença digital e a da sua escola e como gerir as suas informações digitais e as da sua escola de forma segura e ética.
Módulo 2 – Colaboração Profissional
Neste módulo, os participantes adquirem as competências necessárias para tirar partido da tecnologia tendo em vista uma colaboração profissional eficaz.
Módulo 3 – Prática Reflexiva
Este módulo centra-se na prática reflexiva para ajudar os educadores a melhorar a sua utilização das tecnologias digitais na sala de aula.
Módulo 4 – Atividade Final
Neste módulo, será pedido aos participantes serão que realizem a atividade final obrigatória, baseada num cenário hipotético numa escola, a qual será avaliada pelos pares.
Acreditação e Regulamentação
A atribuição de um certificado de conclusão do curso requer que os participantes apresentem a sua atividade final e avaliem três atividades de outros participantes. A pontuação global para aprovação é de 70%.
Docentes a lecionar na Região Autónoma da Madeira (RAM):
Nos termos do n.º 2 do Capítulo III, em articulação com o n.º 5 do Capítulo VI da Portaria n.º 36/2021, de 18 de fevereiro, terão direito a certificado com validação, para efeitos de progressão na carreira docente, os formandos que:
Cumpram, com sucesso, o percurso formativo do MOOC;
Formalizem uma inscrição na Plataforma Interagir, acedendo à hiperligação aqui –»
Esta inscrição deve ocorrer até à data limite de conclusão do MOOC e corresponde à formalização do requerimento de validação da formação realizada. O documento que comprava a validação é o certificado emitido na plataforma interagir.
Docentes a lecionar na Região Autónoma dos Açores (RAA):
Tendo em atenção o disposto na alínea b) do n.º 2 do art.º 207 do Decreto Legislativo Regional n.º 23/2023/A, de 26 de junho, os docentes a lecionar nos Açores devem seguir os mesmos procedimentos dos docentes da RAM.

