Programa piloto, realizado em escolas selecionadas por toda a Europa, está a decorrer em 3 agrupamentos de escolas dos concelhos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Nos dias 21 e 28 de janeiro, realizaram-se sessões de formação de professores nativos digitais para a aplicação de uma abordagem pedagógica inovadora ao ensino da informática, no âmbito do programa piloto Digital First.
O projeto Erasmus+ Digital First é um projeto europeu, cujo consórcio é constituído por 11 países: Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Lituânia e Portugal, num total de 15 parceiros. O parceiro português é o Centro de Formação de Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, CFAE-PVVC.
Este projeto pretende repensar a forma como a informática é ensinada no ensino primário e secundário e procura fazer da tecnologia digital a primeira língua dos nativos digitais, tendo como público-alvo escolas primárias e secundárias de toda a Europa. Adapta a educação às necessidades das crianças nascidas na era digital, reconhecendo que estas crianças e jovens já possuem algumas competências digitais quando entram na escola.
O projeto concebe a informática como um novo tipo de literacia, uma “primeira língua” da era digital, que capacita os estudantes a agir como criadores ativos e cidadãos responsáveis no mundo digital, em vez de utilizadores passivos. O enfoque está no desenvolvimento do pensamento crítico e no uso responsável e seguro da tecnologia digital, através de uma abordagem funcional.
A abordagem funcional redefine o ensino da informática ao focar-se no porquê e no como as tecnologias digitais são utilizadas — as suas funções na atividade humana (pessoal, representativa, interacional, instrumental, imaginativa, heurística e reguladora), em detrimento do que as tecnologias são ou de como tecnicamente funcionam.
No que respeita ao CFAE-PVVC, estão envolvidos oito professores do grupo 550, grupo disciplinar de informática, seis dos quais implementarão o piloto nas suas turmas, em diferentes níveis de ensino, abrangendo turmas do 5.º ao 12.º ano. Das seis turmas envolvidas no piloto, duas pertencem ao Agrupamento de Escolas de Aver-O-Mar, duas ao Agrupamento de Escolas de Campo Aberto, ambos do concelho da Póvoa de Varzim, e as restantes pertencem ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches, do concelho de Vila do Conde.
As duas sessões realizadas pautaram-se por atividades promotoras do trabalho em equipa, da colaboração e da partilha do trabalho desenvolvido no quotidiano destes docentes nativos digitais, bem como pela reflexão e análise dos cenários de aprendizagem desenvolvidos e disponibilizados pelo consórcio Digital First.


Para além da realização de atividades de carácter prático e do diálogo constante, os professores analisaram os cenários de aprendizagem que melhor se adaptam à sua realidade e refletiram sobre as possibilidades e os constrangimentos da sua implementação em contexto de sala de aula, tendo em conta as diferenças de funcionamento das escolas selecionadas no que respeita à distribuição das cargas letivas semanais das disciplinas envolvidas, à heterogeneidade das competências digitais dos alunos que estarão envolvidos no piloto e à obrigatoriedade do cumprimento dos conteúdos dos programas nacionais.
As fases seguintes do projeto, implementação, recolha de dados e avaliação do programa piloto, decorrerão, em Portugal, entre os meses de fevereiro e de maio. O CFAE-PVVC dará notícias sobre o desenvolvimento do piloto.
Se pretender conhecer melhor o Projeto Erasmus+ Digital First, consulte os canais oficiais de comunicação em:
Website: https://digitalfirstnetwork.eu/
Facebook: https://www.facebook.com/digitalfirstnetwork
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/digital-first-network/posts/?feedView=all
Instagram: https://www.instagram.com/digitalfirstnetwork/
