Correntes em Rede VI: O Encontro como Gesto Primordial da Literatura

Em 2025, o desafio formativo do Correntes em Rede – Curso de Formação para Professores, Educadores e Professores Bibliotecários – procura debruçar-se sobre o tema imenso e plurifacetado do ENCONTRO1. O encontro enquanto possibilidade, enquanto lugar de ligação numa corrente mais ampla de entendimento, o encontro de linguagens e de línguas, de culturas e de literaturas, de experiências e de gerações, de comunidades imigrantes e comunidades de acolhimento. O encontro enquanto surpresa e maravilha, enquanto reconhecimento e regresso, enquanto partilha e reconciliação, enquanto momento de criação de algo inteiramente novo.

Esta iniciativa paralela do festival Correntes d’Escritas que conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares, do Centro de Formação de Professores dos Concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e das equipas municipais do Arquivo, da Biblioteca, do Museu Municipal de Etnografia e História e do Cine-Teatro Garrett, decorrerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2025, alimentando-se do espírito de encontro com os livros e a literatura que é próprio das Correntes e terá palco em diferentes espaços culturais da cidade, como a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, o Arquivo Municipal, o emblemático Diana Bar e o próprio Cine-Teatro Garrett. Os trabalhos terão início na manhã de dia 18 de fevereiro, pelas 10h00, no Diana Bar, com a Sessão de Abertura, recebendo-se formandos e formadores, participantes e convidados pela mão do Vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva, a quem se junta o convidado conferencista deste ano, Álvaro Laborinho Lúcio.

A proposta para esta 6ª edição do Correntes em Rede, convida os participantes inscritos a assistir às Mesas de comunicação e debate que são, tradicionalmente, o núcleo central das Correntes, e apresenta um leque diversificado de oficinas que, sob a orientação dos formadores convidados, se propõem abordar o Encontro segundo diferentes perspetivas, práticas e artes.

A sessão de abertura – dia 18/02, das 10h às 13h.

Todas as oficinas funcionam nos dias 18, 19, 20, 21 das 16h45 às 19h45.

No dia 21 há uma oficina das 10h às 13h.

No dia 21 a sessão de encerramento ocorre entre as 19h45 e as 20h45. 

Para a certificação da formação é obrigatória a frequência das sessões de abertura e encerramento e de, pelo menos, três mesas das Correntes D’Escritas e quatro oficinas.


Para informações sobre Correntes d’ Escritas 25 nesta ligação: Correntes d’ Escritas 2025

Programa/Cartaz

https://cfaepvvc.webprodesign.pt/storage_cfaepvvc.webprodesign.pt/acoes/Correntes em Rede 2025 – Final.pdf

Inscrições:

https://cfaepvvc.webprodesign.pt/course/3947