
Este artigo constituiu uma contribuição do CFAE-PVVC para o projeto Erasmus+ Digital First, que visa definir um catálogo de competências para professores de informática. O objetivo é estabelecer diretrizes claras para preparar os educadores a fornecer uma educação de alta qualidade, baseando-se em iniciativas como o Desenvolvimento de Competências Digitais dos Professores (DCDP) em Portugal.
Desenvolvimento de Competências Digitais dos Professores (DCDP) em Portugal
O Desenvolvimento de Competências Digitais dos Professores (DCDP) é uma iniciativa central na transição digital das escolas portuguesas. Em 2020, a Direção-Geral da Educação (DGE) encomendou à Universidade de Aveiro (UA) um estudo diagnóstico que revelou que 26% dos professores estavam no nível básico, 65% no nível intermediário e 9% no nível avançado.
Formação de Formadores e Workshops
Entre 2020 e 2021, a DGE promoveu três edições do Curso de Formação de Formadores (CFF), com 35 horas distribuídas em seis módulos, capacitando os formadores para adotar metodologias ativas. De 2020 a 2023, foram certificadas 7.549 ações de Desenvolvimento de Competências Digitais, totalizando 109.496 participações de professores.
Efeito da Formação
O estudo da UA mostrou que o aumento na competência digital dos professores dependia do número de workshops frequentados. Professores que participaram de mais workshops registaram uma maior melhoria.
Benefícios e Desafios
O DCDP aumentou a confiança dos professores no uso de ferramentas digitais e melhorou as práticas pedagógicas. Contudo, enfrentou desafios como a variabilidade das competências iniciais e a resistência à adoção de novas tecnologias.
Conclusão
O DCDP é uma intervenção estratégica eficaz para melhorar as competências digitais dos professores, contribuindo para um sistema educativo mais adaptado às exigências da era digital. Esta contribuição do CFAE-PVVC para o projeto Erasmus+ Digital First reflete o compromisso contínuo com a promoção das competências digitais entre os educadores.
Este texto é um resumo do artigo original. Para mais detalhes, aceda ao artigo completo em inglês no site do Projeto AQUI
