
No dia 9 de abril de 2024, o auditório da ESMAD em Vila do Conde foi palco do Seminário Europeu sobre Formação Inicial e Contínua de Professores. Este evento, de grande relevância, integrado do projeto Erasmus+ ContinueUP (Teacher Academies) reuniu especialistas, representantes municipais e educadores de todo o país para discutir os desafios e as práticas inovadoras no campo da formação de professores.
A sessão de abertura do seminário proporcionou uma análise sobre a importância da formação contínua de professores e a colaboração entre municípios e centros de formação em Portugal.
Luis Fernandes, Diretor do CFAE-PVVC, abriu a sessão destacando a importância da realização deste seminário no âmbito do Projeto ContinueUP, do qual CFAE-PVVC é parceiro e “cujo trabalho tem sido muito desafiante, mas confio no resultado inovador que sairá dos três anos de duração e com parceiros tão diversos e capazes”. Destacou, ainda a “importância deste Seminário Europeu, por ter possibilitado às instituições formação inicial e de formação contínua de docentes dialogarem e procurarem respostas aos problemas, para os quais urge encontrar soluções”. Concluiu agradecendo ao todos os participantes, em particular à Comissão Pedagógica do CFAE-PVVC e aos co-organizadores do evento.
João Carlos Sousa, Representante dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) da Zona Norte, salientou “Nós transformamo-nos, nestes últimos anos, em agências de formação. Isso não é aquilo que responde aos anseios dos professores.”, evidenciando a necessidade de uma abordagem adaptada às necessidades locais e da colaboração entre as entidades municipais e os centros de formação “A relação com os municípios, a relação com as comunidades intermunicipais, é fundamental”, afirmou.
Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim, abordou a necessidade de parcerias locais para responder aos anseios dos professores e das escolas, e mencionou o sucesso de projetos de formação e troca de experiências com professores europeus. “Os nossos professores têm projetos de formação e, sobretudo, querem aprender e querem trocar experiências com os outros professores que vêm de vários países.”
Carla Peixoto, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila do Conde abordou a necessidade de uma forte continuidade entre a formação inicial e a formação contínua, para garantir a qualidade e o desenvolvimento profissional dos professores. “Os municípios têm procurado ser parceiros na formação contínua dos professores e dos assistentes operacionais”.

Após estas intervenções iniciais, o evento prosseguiu com a apresentação do projeto Continue Up, focado na formação inicial e contínua de professores, onde participaram João Piedade, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e Benjamin Hertz, da European SchoolNet.


João Piedade destacou a importância da formação inicial e contínua de professores. Enfatizou a necessidade de atrair mais candidatos para a formação de professores e a importância de estabelecer relações fortes entre a formação inicial e os processos de indução e formação contínua. João Piedade afirmou: “Esta questão de discutirmos a formação inicial e formação contínua de professores é extremamente relevante e extremamente atual.”
Benjamin Hertz trouxe à discussão a necessidade de reconhecimento formal da formação contínua de professores na Europa e destacando o impacto na progressão da carreira docente. “O ensino deve realmente ser considerado como um percurso de aprendizagem contínua que acontece à medida que se avança na profissão.” Destacou a importância do trabalho de articulação entre universidades e provedores de formação contínua de professores que acontece no projeto ContinueUP dizendo “No final do projeto, esperamos sair com recursos que permitirão a outros provedores de formação inicial de professores e de desenvolvimento profissional contínuo replicar o processo de co-construção que iniciamos.”





No Painel Europeu, foram abordados temas como a diversidade de formatos formativos na Europa, a necessidade de reconhecimento formal da formação contínua e a importância da colaboração e partilha de práticas entre os países. Os participantes refletiram sobre os desafios e as práticas formativas na Europa, destacando a diversidade de formatos de oferta formativa e a importância das instituições de ensino superior no processo. A discussão também tocou na necessidade de reconhecimento formal da formação contínua e na colaboração entre diferentes entidades para promover a confiança e a partilha de boas práticas.
No Painel Nacional, foram discutidos assuntos como a relação entre formação inicial e contínua em Portugal, o papel das entidades na formação contínua, os desafios na titulação e reconhecimento formal da formação contínua, e as perspetivas futuras na formação de professores. Os vários intervenientes destacam a importância do bem-estar e das competências socioemocionais na educação, a revisão do regime jurídico da formação contínua de professores e a experiência de um estudo piloto sobre acreditação de uma nova modalidade de formação. Sublinha-se a necessidade de adaptação da formação às necessidades individuais dos professores e a relevância da autonomia das escolas na definição de prioridades de formação. É abordada, também, a importância contínua da formação de professores, a flexibilidade e autonomia dos sistemas educativos regionais em Portugal e a integração entre formação inicial e contínua. Destaca-se a certificação de boas práticas e a valorização da experiência docente no desenvolvimento profissional. A autonomia das escolas na definição da formação, a adaptação dos regulamentos nacionais às realidades regionais e a necessidade de revisão dos modelos de formação também foram discutidas.




No final do seminário, na sessão de encerramento, Neuza Pedro, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, reforçou a importância da formação contínua de professores e a necessidade de estabelecer uma forte continuidade entre a formação inicial e a formação contínua. Destacou a relevância do projeto “Continue Up” para criar uma rede de formação de professores e desenvolver programas de formação inovadores e eficazes. Neuza Pedro salientou: “A formação contínua de professores é muito importante e de que ela é instrumental não só para a atração da carreira, mas também para a manutenção de talento na carreira é algo sentido por parte substancial dos países e que grande parte dos países tem nos últimos anos revisto aquilo que é a sua legislação associada ao desenvolvimento profissional de professores e também que são múltiplas as entidades que são provedoras de serviços no domínio do desenvolvimento profissional docente.”
