Seminário Europeu ‘Formação Inicial e Contínua de Professores: Práticas de Inovação e Continuidade’

No âmbito do Projeto Erasmus+ ContinueUP, o CFAE-PVVC em coorganização com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de Região Autónoma da Madeira promovem um Seminário Europeu para discutir a Formação Inicial e Formação Contínua de Docentes.

9 de abril de 2024 | 09:30 – 12:30 horas

Local: Auditório da ESMAD, Vila do Conde, Portugal

Introdução[1]

Os professores representam a força motriz vital de qualquer sistema educativo. No entanto, a profissão docente tem atravessado uma crise vocacional, atraindo menos jovens e perdendo anualmente parte substancial dos professores em serviço. Esta realidade nacional (Conselho Nacional de Educação, 2022) e, contudo, partilhada por vários países (UNESCO, 2022). Para reverter esta situação são necessárias novas políticas no domínio da formação inicial de professores, bem como melhores enquadramentos de carreira, onde se valorize duplamente os profissionais e a profissão docente, e se assegure efetiva qualificação e desenvolvimento profissional.  Reconhece-se hoje que a formação continua é uma condição indispensável para a qualidade do ensino e, por essa razão, que um dos principais objetivos atuais do Espaço Europeu de Educação associa-se a existência de mais e melhores oportunidades de desenvolvimento profissional docente (Comissão Europeia/EACEA/Eurydice, 2021). 

O presente evento procura contribuir para a discussão partilhada e reflexão fundamenta em torno de práticas inovadoras no domínio da formação continua de professores no contexto europeu e de iniciativas de estímulo a ligação entre a formação continua e a formação inicial de professores.

O evento inscreve-se nas atividades doProjeto ContinueUP, financiado em 2023 pelo Programa Erasmus+ Teacher Academies da Comissão Europeia. Este projeto assume como principais objetivos: i) Desenvolver a capacidade dos professores se envolverem em atividades de formação profissional usando ferramentas digitais; ii) Facilitar a continuidade e a ligação estreita entre a formação inicial de professores (FIP) e a formação continua (FCP); iii) Desenvolver experiências de mobilidade e de cultura colaborativa entre formadores de professores; iv) Melhorar a qualidade e a eficiência no desenvolvimento de novas soluções de FIP e FCP e v) Oferecer recomendações para a política publica no domínio de melhores praticas de reconhecimento internacional de práticas nacionais ligadas a FCP. 

Objetivos do Seminário

1) Promover a partilha de práticas não convencionais no domínio da formação continua de professores no contexto nacional e europeu; 2) Promover a partilha de necessidades sentidas e soluções estabelecidas no domínio da estreita e articulada ligação entre a formação inicial e a formação continua de professores no contexto nacional e europeu e 3) Promover a reflexão fundamenta e discussão partilhada em torno dos temas supracitados entre formadores de professores nos sectores da formação inicial e da formação continua, bem como entre outros stakeholders no domínio do desenvolvimento profissional docente. 

    Público Alvo

    Formadores de professores, Diretores de centros de formação, coordenadores e docentes de ciclos de estudos ligados a formação inicial de professores, professores em serviço, estudantes de cursos de formação inicial de professores, estudantes e investigadores na área da educação e formação, outros agentes interessados no tema. 


    [1]Conselho Nacional de Educação, (2023).  Estado da Educação 2022. Conselho Nacional de Educação. | European Commission/EACEA/Eurydice, (2021). Teachers in Europe: Careers, Development and Well-being. Eurydice report. Publications Office of the European Union. https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/publications/teachers-europe-careers-development-and-well-being  | UNESCO, (2022).  Transforming teaching from within – Current trends in the status and development of teachers.  United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000383002 

    Inscrições (gratuitas, com registo requerido e limitadas à capacidade do auditório e sujeito a confirmação)

    – Docentes com Certificação ACD: Inscrições aqui

    – Público em Geral (certificado de presença): Inscrições aqui

    NOTA: Será disponibilizada tradução simultânea para os participantes no auditório

    O Seminário terá transmissão pelo canal Youtube do CFAE-PVVC (Sem registo nem certificação) Aqui.

    Organização: CFAE-PVVC – Centro de Formação de Associação de Escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia de Região Autónoma da Madeira