ACD 460 | ‘Bicho 7 Cabeças’ – Literacia em saúde mental – 2.ª edição

Conteúdos

O Bicho 7 Cabeças é um programa criado pelo Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do IPP, com o objetivo de promover os níveis de literacia em saúde mental da população portuguesa, enquanto prioridade determinada nos sucessivos Planos Nacionais de Saúde Mental.

Enquadrado numa estratégia informativa, formativa e de capacitação do contacto com a problemática da saúde/doença mental, assente na mobilização de um conjunto de recursos interativos com uma linguagem ilustrativa e expressiva, pretende contribuir para a desconstrução da carga negativa, mitos e preconceitos frequentemente associados à doença mental e promover a compreensão dos fatores que podem influenciar a obtenção e manutenção duma boa saúde mental. Recorre à realidade virtual, de forma inovadora, para que seja criada empatia em todos os que frequentam esta formação, podendo experienciar alguns sintomas associados a estas patologias.

Serão abordados os seguintes conteúdos:

1) Caracterização do nível de estigma e literacia em saúde mental na população portuguesa;

2) Sinais de Alerta e sintomatologia associadas à saúde mental – estratégias de intervenção;

3) Programa Bicho 7 Cabeças: Demência; Bipolaridade; Ansiedade; Esquizofrenia; Hiperatividade; Depressão; Autismo.

4) Dependência do Digital – Sinais de Alerta e estratégias de intervenção.

Esta formação surge no âmbito de um projeto social do munícipio da Póvoa de Varzim, projeto AtivaMente do PAOITI – Plano de Ação das Operações Integradas em Territórios de Intervenção financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

De acordo com o estudo Mental Health Literacy and Stigma in a Municipality in the North of Portugal: A Cross-Sectional Study (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36834014/), Portugal tem a segunda maior prevalência de doenças psiquiátricas da Europa, e esta é a razão pela qual a literacia em saúde mental (MHL) e o estigma devem ser abordados. Este estudo teve como objetivo investigar os níveis de literacia em saúde mental e estigma entre diferentes grupos de pessoas da Póvoa de Varzim, um concelho do norte de Portugal. Estudantes, aposentados e profissionais (educação, social e saúde) foram recrutados por meio de uma amostra de conveniência de junho a novembro de 2022. Os níveis de MHL dos participantes foram avaliados por meio da Mental Health Promoting Knowledge Scale (MHPK), Mental Health Literacy Measure (MHLM) e Mental Health Knowledge Schedule (MAKS). Os níveis de estigma foram avaliados usando o Community Attitudes toward Mental Illness (CAMI) e a Reported and Intended Behaviour Scale (RIBS). Foram entregues 928 questionários. Além disso, os resultados mostraram que o estigma diminuiu com maior literacia em saúde mental (r entre 0,11 e 0,38; p < 0,001). Para concluir, campanhas específicas que promovam a alfabetização em saúde mental devem ser adaptadas a perfis específicos dentro dessa população para abordar aqueles que têm mais estigma. Cada vez mais, é importante formar docentes nesta área para desenvolverem os seus níveis de literacia em saúde mental e estarem capacitados com estratégias de intervenção para aplicarem no processo de ensino aprendizagem.

Calendarização:

Dia 17/04/2024 –  18:30h às 21:30h

Local de realização:

Sala de Formação do CFAE-PVVC | Escola Secundária de
Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim