Integrar a Herança Cultural Europeia no Ensino: Um Desafio para Professores

No atual panorama educativo, a integração de recursos digitais inovadores em sala de aula tem-se mostrado uma estratégia eficaz para enriquecer a aprendizagem e envolver os alunos de maneira significativa. Uma oportunidade única para professores é a participação no desafio de criação de micro-histórias Europeana.

Os recursos podem ser encontrados na plataforma Europeana

https://www.europeana.eu/pt

Como Participar:

Seleção de Recursos: Navegue pela plataforma Europeana e selecione recursos com licenças abertas adequados ao seu contexto educativo.

Criação da Micro-História: Desenvolva uma atividade de aprendizagem que incorpore o recurso escolhido, promovendo a interação e interpretação criativa por parte dos alunos.

Partilhar a Experiência: Preencha o formulário disponibilizado pela Europeana, partilhando a sua experiência e a implementação da micro-história em sala de aula.

https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/submit-your-micro-SoI

Dentro de alguns dias, verá um pin específico no mapa de histórias do património cultural digital com a sua micro-história! Pode consultar o mapa aqui

Ao incorporar micro-histórias Europeana nas suas práticas pedagógicas, não só aproveita o potencial dos recursos digitais para enriquecer o ensino, mas também contribui ativamente para a valorização e reinterpretação do património cultural europeu. Esta iniciativa não só enriquece a aprendizagem, como também promove a valorização do património cultural, com a campanha a decorrer de dezembro de 2023 a abril de 2024.

Reconhecimento: Certificado de contribuição.

As experiências de implementação serão selecionadas para um workshop especial.

Os cinco professores que apresentarem o maior número de micro-histórias de boa qualidade até 30 de abril de 2024 serão convidados a participar no workshop da Europeana, que terá lugar em Bruxelas, nas instalações da EUN, no verão de 2024, com despesas de viagem e alojamento cobertas.