“MOLDAR O FUTURO DA EDUCAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EUROPA”

O projeto DIGITAL FIRST “Tecnologias digitais como primeira língua: Informática para nativos digitais”, uma iniciativa inovadora destinada a moldar o futuro do ensino da informática nas escolas básicas e secundárias em toda a Europa, iniciou as suas atividades na reunião de coordenação realizada pela Universidade Algebra em Zagreb, Croácia, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2024.
Este é um Projeto Erasmus+ “Partnerships for Innovation – Forward Looking Projects”
O consórcio do projeto é composto por 15 organizações, incluindo universidades, centros de formação de professores, escolas básicas e secundárias, ONGs e um organismo público, inclui um total de 11 países europeus. Os parceiros do DIGITAL FIRST comprometem-se a trabalhar para a transformação do ensino da informática que corresponda às necessidades das crianças de hoje, os nativos digitais, nascidos num mundo digital e que chegam à educação escolar já com um certo nível de competências digitais.
O projeto apela a uma mudança na abordagem tradicional no ensino da informática, baseada em linguagens de programação e conhecimentos técnicos, para uma abordagem pedagógica inovadora centrada no pensamento computacional para ajudar os alunos a aprenderem a enfrentar os desafios da vida real. Esta mudança na educação incentivará esta jovem geração a ser “criadores ativos” do mundo digital, em vez de “consumidores passivos”.
Durante a reunião de início do projeto, ocorreu uma partilha enriquecedora de conhecimentos e experiências no que diz respeito ao estado do ensino da informática nos países participantes. As discussões destacaram uma grande diversidade de abordagens, desde a falta de implementação sistemática do ensino da informática em alguns países até à presença de disciplinas obrigatórias ou opcionais nos níveis de ensino básico e secundário. Este intercâmbio de experiências cria um ambiente dinâmico de aprendizagem onde os parceiros partilham e aprendem uns com os outros, trabalhando num plano de ação comum e, em última instância, beneficiando dos resultados coletivos do projeto.





Após a pesquisa e a recolha de dados sobre a educação em informática em toda a Europa nos primeiros meses, o projeto de três anos irá desenvolver e testar abordagens pedagógicas inovadoras a serem testadas na Bulgária, Croácia, Chipre, Finlândia, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Eslovénia e Espanha.
O projeto tem um foco particular na capacitação das instituições de ensino e na capacitação dos professores através de várias oportunidades de aprendizagem e partilha de experiências, incluindo uma rede de professores de informática e recursos de formação. Todos os intervenientes serão bem-vindos a dar a sua opinião na definição do futuro do ensino da informática através dos clubes de diálogo do projeto a serem organizados em cada país do projeto. Os resultados do projeto e os dados recolhidos também contribuirão para a melhoria das políticas nacionais e das diretrizes a nível da UE para moldar o futuro da educação digital.
Parceiros do Projeto: Algebra University College (AUC – Project coordinator, Croatia), Universidade da Coruna (UDC, Spain), Vilnius University (VU, Lithuania), Turku University (TU, Finland), Faculty of Education (FED, Slovenia), Ministry of Education (MES, Slovenia), Primary School Bratov Polančičev Maribor (PSBP, Slovenia), Primary School Toneta Čufarja (PSTC, Slovenia), CFAE Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CFAE-PVVC, Portugal), Project LightHouse (PLH, Greece), T-HAP (Cyprus), Partners in Learning (PIL, Croatia), Industrial Technical Institute “Ferraris Pancaldo” (ITI, Italy), Secondary school “St. St. Cyril and Methodius” (CAM, Bulgaria) and ALL DIGITAL (AD, Belgium).

The DIGITAL FIRST Project (No: 101132761) is funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.
