
No âmbito da Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Investimento “TD-C20-i01: Transição digital na Educação”, os Laboratórios de Educação Digital (LED) têm como público-alvo os estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, bem como do ensino secundário.
A instalação dos LED em estabelecimentos de ensino que abrangem os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário visa proporcionar apoio às escolas na integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
A meta é que os LED se configurem como espaços de apoio à aprendizagem, facilitando o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos por professores e alunos. Este envolvimento estreito ocorrerá em consonância com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Dotados de recursos e equipamentos adequados, os alunos terão a capacidade de realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informações, modelar, manipular variáveis, conduzir experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outras ações. Este enfoque potenciará a experiência de aprendizagem dos alunos e promoverá o desenvolvimento das suas competências.
Com o intuito de apoiar estas práticas pedagógicas, são disponibilizados Cenários de Aprendizagem, bem como outros materiais, que se aplicam a diversos contextos disciplinares e interdisciplinares. Esses recursos serão fornecidos às escolas, permitindo aos professores criar/adaptar os seus próprios cenários, implementando-os de acordo com as necessidades e realidades específicas dos seus alunos.
