
Reforçar a capacidade dos professores em toda a Europa através do projeto ContinueUP
No panorama educativo europeu, os professores são a chave para o desenvolvimento de um futuro melhor para os alunos e para a sociedade. O seu desenvolvimento profissional desempenha um papel fundamental na definição de escolas bem-sucedidas e no fortalecimento das mentes das gerações futuras. Em consonância com esta visão, o novo projeto “ContinueUP“, financiado pela União Europeia, visa apoiar o desenvolvimento eficaz e contínuo dos professores europeus ao longo das suas carreiras, reforçando desse modo a atratividade da profissão docente.
Através do projeto “ContinueUP”, três universidades (Universidade de Zagreb, Universidade de Lisboa e Universidade Rey Juan, em Madrid), dois ministérios da educação da Croácia e de Espanha (INTEF), dois prestadores regionais de DPC de Portugal (Direção Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Autónoma da Madeira e o CFAE-PVVC Póvoa de Varzim e Vila do Conde) e a European Schoolnet (como coordenadora do projeto) estão a preparar o caminho para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores em toda a Europa. Ao aproximar a FIP e o DPC, promovendo a colaboração entre os prestadores de serviços educativos e investindo no crescimento profissional dos professores, o projeto não só enriquece a vida dos professores e dos alunos, como também fomenta um ecossistema dinâmico que promove a inovação, a resiliência e o progresso. A rede de colaboração proporcionada pelo projeto “ContinueUP” permite aos professores europeus criar um futuro melhor e mais esclarecido para as futuras gerações.
Abordagem aos desafios da FIP e do DPC
À medida que os professores do século XXI navegam numa sociedade em constante mudança, necessitam de rever, adaptar e desenvolver continuamente as suas práticas docentes. A formação de um professor não é, portanto, um processo que fica concluído após a obtenção de uma qualificação para o ensino, mas sim um percurso contínuo de aprendizagem que dura toda a carreira de um professor.
Para tal, é necessário que os professores adotem uma mentalidade de desenvolvimento autónomo, que estejam dispostos e sejam capazes de procurar oportunidades de aprendizagem e de colaborar com os seus pares. É essencial que haja uma continuidade consistente entre a formação inicial de professores (FIP) e as iniciativas de desenvolvimento profissional contínuo (DPC) para que os professores desenvolvam esta mentalidade. Esta continuidade continua a ser insuficiente na maioria dos países europeus, existindo uma escassez de ligações entre as iniciativas de FIP e DPC.
Para ajudar os professores a vingar num ambiente em constante mudança, a FIP terá de preparar os professores para um processo contínuo de aprendizagem e colaboração. No entanto, a maioria dos programas de formação inicial de professores continua a centrar-se nos conteúdos das disciplinas, bem como na pedagogia geral e relacionada com as disciplinas, prestando pouca atenção ao desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e colaboração profissional dos professores. Do mesmo modo, as atividades de desenvolvimento profissional contínuo são frequentemente realizadas como eventos isolados, com poucas ligações à formação inicial de professores e sem uma visão de progressão na carreira e no percurso de aprendizagem dos professores.
É indispensável que exista uma continuidade consistente entre a FIP e o DPC que permita aos professores se desenvolverem a nível pessoal e profissional ao longo das suas carreiras. A conjugação da formação inicial e do desenvolvimento contínuo garante que os educadores dispõem dos meios para responder às exigências em constante evolução do panorama educativo, para aplicar práticas pedagógicas inovadoras e, em última análise, para ter um impacto positivo na vida dos seus alunos, criando assim um ambiente educativo favorável e dinâmico que beneficia tanto os professores como os alunos.
Criação de uma Rede de Colaboração
Para atingir esses objetivos, o projeto “ContinueUP” estabelece uma rede de prestadores de FIP e DPC que, em conjunto, contribuem para a coconstrução e disponibilização de um programa de ensino e formação. Este programa inclui um módulo de FIP misto e um curso em linha aberto a todos (MOOC) de DPC. Ao promover a colaboração destes prestadores, o projeto visa fortalecer a ligação entre a formação inicial e o desenvolvimento contínuo dos professores.
O projeto “ContinueUP” prevê uma abordagem abrangente que contemple os desafios com que se deparam os professores em toda a lógica de continuidade entre a FIP e o DPC. Principais objetivos do projeto:
- Desenvolver a capacidade dos professores para se empenharem profissionalmente utilizando ferramentas digitais.
- Facilitar a continuidade e as ligações claras entre a oferta de FIP e de DPC.
- Fomentar experiências de mobilidade e culturas de colaboração entre os formadores de professores.
- Melhorar a qualidade e os ganhos de eficiência no desenvolvimento de novas soluções de FIP e DPC.
- Apresentar recomendações de política para um melhor reconhecimento do DPC dos professores a nível internacional
Saiba mais sobre o futuro projeto no sítio Web do ContinueUP

